4 de outubro de 2010

Trick or treats?

Se você é fã de filmes hollywoodianos ou já teve a oportunidade de passar o 31 de outubro nos Estados Unidos você provavelmente já ouviu esta pergunta : "doçuras ou travessuras?".
Não é por menos, a festa de Halloween é uma das mais comemoradas na terra do Tio Sam e é ainda mais querida pelas crianças. Elas se fantasiam de personagens assustadores e saem de casa em casa fazendo a ameaça: se o vizinho não distribuir doces, algo de muito travesso será feito.

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Hoje em dia, as crianças buscam doces de diversos tipos: gomas, balas, chicletes, chocolates, biscoitos e bolos. A loja Dean & DeLuca, de Nova Iorque, já está criando docinhos maravilhosos para esta época do ano. Confira:





0 comentários:

Postar um comentário