20 de fevereiro de 2013

A História dos Macarons

O Doce da Rainha
Essa delícia francesa a base de amêndoas tem quase 500 anos! Na verdade, o macaron saiu da Itália no século 16 quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França. O "Doce da Rainha", como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como "Irmãs Macarons". Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.

No início do século XX, Pierre Desfontaines, fundador da famosa Patisserie Laduré, teve a brilhante idéia de juntar os "coquies" ("bolachinhas") a um recheio cremoso e saboroso. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje: uma explosão de cores e sabores. Crocante por fora, macio por dentro....e uma mistura de sabores sutis, fazem desse doce uma iguaria francesa. Para aniversários, casamentos e ocasiões especiais, o macaron é uma bela alternativa elegante para a sua comemoração! Além de tudo pode ser personalizado combinando com a cor e proposta da festa.
Somente Patissiers especializados e muito habilidosos são capazes de imitar os famosos macarons da Ladurré, alguns dizem que os macarons são “temperamentais”, mas na verdade exigem mãos de artesão, paciência de monge e disciplina militar pois são realmente muito difíceis de serem feitos com perfeição.Para começo de conversa as temperaturas tem de ser monitoradas em uma faixa muito estreita, senão racham ou não formam o famoso pé, ou ficam ressecados e quebradiços ou ainda moles por dentro.
Mas não é só a temperatura do forno, a temperatura dos ovos pode arruinar a massa, a batida da mistura tem de ser manual, isso mesmo é feito a mão senão a massa pode soltar óleo e … lá vai uma fornada pro beleléu !
A farinha utilizada é de Amêndoas, e deve ser importada de um determinado lugarzinho do mundo para que os macarrons fiquem ótimos. Não deve-se usar farinha de castanha como alguns utilizam, pois isso influencia no sabor e você perceberá a diferença quando provar dos dois. Impossível fazer a farinha em casa pois o processo tem que ser sem maceração para que a farinha fique seca e fina e permita o acabamento liso da superfície.

Daí o ambiente tem que ser controlado, pois essas pequenas jóias não gostam de calor nem de umidade.
Existem ainda equipamentos específicos que uma cozinha tem que ter para a produção dos macarons, que exige um investimento considerável, se bem que esses equipamentos modernos podem ser aproveitados para outras receitas de outros tipos de doces.
Finalmente o processo de fabricação exige vários períodos de descanso, desde o preparo da massa, até a saída do forno. Em média se leva mais de 5 horas para fazer somente as casquinhas, sem contar que não podem ser estocados, quer dizer, quem come um macaron pode ter a certeza que é super fresquinho pois outro tipo não existe .
Depois o recheio é a parte mais importante, pois o recheio é o que dá o sabor ao macaron. E este recheio tem também suas peculiaridades e os ingredientes são feitos com produtos em sua maioria importados e demanda tempo também.

 
 
“A dificuldade de fabricá-los (e que dificuldade!) é recompensada quando essas pequenas jóias são degustadas, é divertido ver a expressão de quem prova pela primeira vez, é um misto de surpresa e aprovação …

0 comentários:

Postar um comentário