7 de fevereiro de 2011

Doce de leite: brasileiro ou argentino?


Ir à Argentina e não provar o doce de leite regional pode ser para a população local um sacrilégio semelhante a um católico ir a Roma e não visitar o Vaticano. Ainda assim, a origem da mistura de leite, açúcar cristal e bicarbonato de sódio em alguns casos, popularizada a partir de 1908 em doces como o alfajor e também em coberturas de bolo argentinos, é pleiteada também pelos "rivais culinários" Brasil e Uruguai. Na história dos hipotéticos inventores do famoso doce de leite, até Espanha, Portugal e Chile arvoram para si o título de criadores da iguaria. A fixação dos sul-americanos pela fabricação do doce - que tem minúcias ao ponto de se observar, no preparo, a redução de acidez de 17 para 13 graus Dornic (unidade de medida para a acidez do leite) - chegou ao ponto de transformar a sobremesa em protagonista de um regulamento técnico do Mercosul, o grupo de países que inclui Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Assinado em 1996, o documento estipula critérios para a fabricação do verdadeiro doce de leite, classifica o produto em subdivisões - com ou sem frutas secas, misturado ou não a chocolate - e dá o veredicto: doce de leite que se preze tem de ser "castanho caramelado", nem muito claro como alguns produzidos em Minas Gerais, nem muito escuro, como quando argentinos erram a mão em colheradas a mais de bicarbonato de sódio. Para o jornalista Víctor Ego Ducrot, autor do livro Los Sabores de la Patria: Las Intrigas de la Historia Argentina Contadas desde la Mesa y la Cocina, o verdadeiro doce de leite, hoje com fama portenha, na verdade veio do Chile e teria tido na francesa María Ana Perichón de Vandeuil, amante do vice-rei Santiago de Liniers, sua principal apoiadora.
Independentemente da disputa pelo hoje famoso doce - se argentino, uruguaio ou brasileiro - o regulamento do Mercosul esclarece: a iguaria, para se manter de alta qualidade, precisa apenas de leite (até leite em pó é autorizado pela legislação) e açúcar em proporção máxima de 3 kg a cada dez litros de leite. Os segredos culinários de cada povo para produzir cada um o seu melhor doce, esses sim estão guardados e não há lei que os faça revelá-los.

Fonte: Portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário